Biografia

Carlos Santiago da Silva Ramalho nasceu na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Filho de Joaquim Santiago Ramalho e Enilda da Silva Ramalho. É formado em Administração e Pós-Graduado em Gestão da Qualidade.

De origem humilde, as perspectivas de um futuro promissor eram remotas. Aos cinco anos de idade mudou-se para Contagem onde a família fixou residência. Ao lado de sua mãe participou de diversos e intensos movimentos em busca de melhorias para o bairro em que morava.

Aos doze anos de idade passou a vender salgados nas empresas e comércios do bairro. Aos quinze anos iniciou sua vida profissional como office-boy através do Centro Salesiano do Menor – CESAM, prestando serviços na extinta TELEMIG.

Foi destaque em 1992 sendo eleito um dos melhores Trabalhadores Mirins do ano. Em meados de 1993 ficou em segundo lugar no Concurso de Redação “A História do Telefone e a Importância das Telecomunicações”.

Em maio de 2000 venceu o concurso Projeto Memória com o relato “Meus olhos através das Telecomunicações”. Foi convidado a viajar ao Rio de Janeiro onde registrou sua história em vídeo para o acervo do Museu das Telecomunicações. Pouco tempo depois passou a escrever artigos sobre temas diversos.

No final de 2002 foi o mais votado entre os colegas de trabalho sendo eleito Comunicador do Ano, e agraciado com troféu na categoria Comunicação em evento de confraternização.

Na igreja em que congrega participou da liderança de Jovens por várias vezes. Foi Líder de Núcleo; Diácono e Professor de Escola Bíblica, onde se destacou pela capacidade de união, facilidade de comunicação e relacionamento interpessoal. Editou os elogiados jornaizinhos: “Informativo Betel”, “Informativo Labaredas” e “Escola Ministerial”.

Na universidade ganhou destaque e credibilidade junto a alunos e coordenação acadêmica através da edição do informativo “Gestão de Negócios”.

Lançou o blog www.carlos-ramalho.blogspot.com onde passou a publicar e divulgar artigos e textos de sua autoria.